Demanda Futura e Fornecimento de Madeira
29 de Outubro de 2009

- Até o momento cerca de 1 em cada 3 pessoas no mundo (1,7 bilhões) vivem em países e áreas que têm cobertura cobertura muito baixa de floresta. Se o presente desmatamento continuar o número será triplicado para 4,6 bilhões de pessoas até 2025.
- O total de áreas florestais têm diminuído em torno de 50% desde 1960.
- Mais de 90% das florestas originais no Oeste da África estão temporariamente perdidas.
- Na África, apenas 1 árvore é plantada a cada 28 que são cortadas.
- 8 de 10 pessoas usam menos papel do que é estimado ser necessário para educação e comunicação no futuro.
- Países como Japão, Inglaterra e EUA estão hoje entre os maiores consumidores de madeira. No futuro, no entanto, países como China e Índia, com uma população muitas vezes o tamanho dos três países acima mencionados combinados, terá uma enorme demanda crescente por madeira.
Alguns números para comparação: No Japão cada pessoa consome cerca de 242 quilos de madeira por ano, enquanto o consumo na Índia ainda é de cerca de apenas 4 quilos por pessoa por ano.
- Ao mesmo tempo prognósticos mostram que as áreas cobertas por florestas na Índia diminuirão mais de 30% nos próximos 20 anos. Isso, entre outras coisas, é um resultado de um crescimento populacional de mais de 300 milhões de pessoas durante o mesmo período.
- Hoje as florestas da China estão cobrindo cerca de 16% da área total da terra. A demanda é no entanto mais que o dobro. Isso implica na redução de cerca de 270 milhões de metros cúbicos de madeira a cada ano. A situação está piorando devido ao crescimento populacional e à revolução econômica acontecendo na China agora.
Devido aos fatos mencionados acima os preços da madeira tropical e produtos cultiváveis das diferentes árvores provavelmente vai aumentar muito nos próximos 20-30 anos. No diagrama abaixo, você vai encontrar uma relação de oferta e demanda para a madeira tropical. As linhas cruzam em 2001 e supõe-se que a diferença vai aumentar nos próximos anos. Isto, naturalmente, terá um grande impacto sobre os preços da madeira no futuro.

|